Cursos de Preparação para o BATISMO 2023/24 (“presencial”)

Por que é importante ministrar o Batismo em uma criança?

Em nossa Igreja, os sacramentos da iniciação são: batismo, Eucaristia e crisma, sendo o primeiro a porta de entrada para os demais. Após o batismo, os pais e padrinhos se tornam os principais evangelizadores e catequistas dos neobatizados, vão ensiná-los sobre a fé e proporcionar-lhes experiências de oração. O padrinho deve ser presente e dar testemunho de fé em Jesus Cristo, esse é o maior presente que pode e deve dar ao seu afilhado. O batismo, além da graça da filiação divina, concede o perdão dos pecados. A criança possui pecado? Sim, ela possui o pecado original, que significa o mal cometido por Adão e Eva. Eles foram chamados à santidade original – todos os homens foram e são chamados à santidade em Adão e Eva. Uma vez que os primeiros pais pecaram pela desobediência, a santidade original foi ferida. O apóstolo São Paulo confirmou isso quando disse: “Assim como, pelo pecado de um só, veio para todos os homens a condenação…” Mas como uma criancinha pode ter pecado? O pecado não foi cometido e sim transmitido. O Catecismo da Igreja Católica ainda ensina “é um pecado «contraído» e não «cometido» um estado, não um ato.” (n. 404), e a consequência dele é a morte da alma. Por essa razão, a Igreja confere o batismo às crianças. Que desgraça foi o pecado original! No entanto, o mesmo São Paulo continuou: “Assim também, pela obra de justiça de um só [Cristo], virá para todos a justificação que dá a vida” (Rm 5,18). Jesus Cristo concede a graça da santidade original graças à Sua Páscoa e todo aquele que O acolhe e é batizado e salvo (cf. Mc 16,16).
“Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará” (Lc 18,15-17).
ESCOLHA DOS PADRINHOS: É fundamental a escolha dos padrinhos de Batismo, que pode ser: um homem; ou uma mulher, ou um casal (homem e mulher, não necessariamente casados entre si), que devem ao menos serem Batizados e maiores de 16 anos. O ideal é que sejam crismados (Sacramento da Confirmação/Crisma) e, se casados, sejam casados na Igreja.Os padrinhos irão, conjuntamente com os pais, assumir a responsabilidade de incentivar na Fé Católica seu afilhado, por isso, é importantíssimo que sejam praticantes da Fé Católica, que comunguem, que recebam e valorizem os sacramentos da Igreja, que participem da Vida Comunitária da Paróquia. Para o padrinho ou madrinha de Consagração à Nossa Senhora (1 pessoa, somente) e, como seu nome não irá constar na Certidão de Batismo, não lhe é exigida sua participação no Curso de Preparação do Batismo (embora, se quiser possa participar, sim!). Espera-se que esta pessoa, além de Católica praticante, seja devota à Nossa Senhora, que estimule seu afilhado na Vida da Igreja e na devoção à nossa Mãezinha Santíssima.

Confira as datas pro ano de 2024 para o Curso de Preparação p/o Batismo (das 08h30 às 12h) e batizados comunitários (às 10h30):

BATIZADOS 2024

CURSO de Preparação

(das 08h30~12h)

BATIZADOS Comunitários

(às 10h30)

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

NÃO HAVERÁ

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

p/INSCRIÇÕES (vagas limitadas)
:
=> para o Batizado (preencher formulário, pessoalmente c/antecedência mínima de 1 mês) entregando: 1 cópia simples da Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência dos pais (se residirem em outra Diocese, é necessária Carta de Transferência de Batismo da Paróquia mais próxima)
, RG dos padrinhos, certificado do Curso de Preparação p/o Batismo, dentro da validade (pais e padrinhos) e certidão de algum sacramento dos padrinhos (Matrimônio, Crisma, Primeira Eucaristia ou, no mínimo, o Batismo). Valor da Inscrição p/a Celebração do Batismo (comunitário): R$100,00
=> para o Curso: cópia de RG dos participantes (pais e/ou padrinhos), com antecedência, pois as vagas são limitadas e a procura tem sido grande. Pode ser enviada foto do RG pelo WhatsApp: 97546-0117 (e aguardar mensagem de confirmação de “inscrito” por mensagem). Para o curso, a contribuição é espontânea.