Pastoral OPA – (Oração Pela Arte)

Responsáveis:

Luisinho Vieira
  • Tel. (11) 2615-7023
  • Cel. (11) 97460 9250
  • E-mail: aopacontato@gmail.com
Site: www.opa.art.br

O que faz a Pastoral OPA – (Oração Pela Arte)?

Atua na liturgia, no canto, nas músicas ou organização, na catequese, em diversas comunidades pelo Brasil e no exterior. Aqui em SP especialmente, na Paróquia São João de Brito e na Paróquia São Luis da Paulista. Promove encontros, apresentações shows e eventos, aplicando os ideais do grupo, que são baseados na Trindade: a Criatividade de Deus Pai, a Integração do Deus Filho e a Comunicação do Espírito Santo. IDEÁRIO DO OPA (Padre Irala 14/02/1978 – 1º Encontro Nacional do OPA) Constituímos uma corrente, um grupo de pessoas com o mesmo ideal, as mesmas aspirações, que nos ajudam a ser melhores, e funcionamos assim como que por geração. Já fomos geração 80, 90, 2000… e agora somos geração 2010. Cada uma delas aparecendo, se formando e se integrando no tempo. Não temos a intenção de ser uma nova congregação, nem uma nova organização. Trabalhamos juntos porque somos amigos, e pertencemos a Jesus Cristo, o fundador da Igreja Católica. Obedecemos às nossas autoridades religiosas, bem como às autoridades constituídas do pais, como cristãos e cidadãos comuns. Não temos lugar de reunião, não temos CNPJ, CPF… não temos presidente, não temos outro estatuto senão o Evangelho e algumas idéias de amigos que se tornaram nossas, porque as assumimos. Queremos ajudar uns aos outros para sermos melhores. Queremos motivar e expandir o espírito criativo. Queremos integrar nossa criatividade para servir ao homem. Queremos comunicar com a característica da comunicação de Deus, que é a Graça; queremos dar de graça o que de graça recebemos. Queremos nos reunir de vez em quando, para conversar longamente e contar nossas histórias. Queremos ter Deus como finalidade, já que o temos como ponto de partida. Queremos orar e ajudar os outros a orar. Não temos livros de oração obrigatórios, mas amamos a natureza como um grande livro. Amamos a bíblia, os salmos, as canções modernas e antigas, tudo o que nos ajuda a rezar. Não temos mais dogmas do que os que já existem e todos os cristãos aceitam. Sabemos que o homem, quando encontra Deus, muda, e queremos que nosso mundo mude. Para melhor. Se nos deixarem ajudar, ajudaremos a construir um mundo novo. Quando não pudermos fazer nada disso, fazemos questão de não comprar briga e de não atrapalhar a vida de ninguém. No possível, evitamos entrar em eventos competitivos, ou coisas que levem à briga. Acreditamos no ser humano porque Cristo acreditou. Desejamos que o fruto dos nossos esforços seja a paz, paz nos corações, paz universal, paz cósmica e que Deus seja tudo em todos.

Como posso ajudar a Pastoral OPA – (Oração Pela Arte)?

O grupo é aberto a qualquer pessoa e faixa etária, com habilidade maior ou não nas artes. Basta querer usar a arte como meio de oração. Fazemos encontros de oração pela arte varias vezes durante o ano e todos podem participar. Participe também conosco, tocando ou cantando na adoração e celebração, a partir das 18 hs, aos domingos, na São João de Brito. Ligue ou escreva pra gente!